quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Matroginástica..Exercício de família

M A T R O G I N Á S T I C A
A palavra MATRO vem do Latim "Mater" que significa mãe. Dessa forma entende-se por Matroginástica, uma ginástica entre a mãe e seus filhos, na qual os demais membros da família são envolvidos também em exercícios fáceis e simples, sem a necessidade de materiais e equipamentos, valendo-se só pela cooperação mútua. O tempo de duração de uma sessão de matroginástica varia entre 30 a 60 minutos.

BENEFÍCIOS
 
 além dos benefícios para a saúde, pois é uma boa alternativa para exercitar pais sedentários e crianças que conhecem pouco o valor da atividade física, os benefícios psicológicos são inúmeros. “Para a saúde psicológica há uma grande melhora. Adultos e crianças realizam conjuntamente as atividades lúdicas, ginásticas, expressivas e rítmicas, alternando seus corpos como pontos de apoio, bases de sustentação, investigação e elevações de equilíbrios
 
OBJETIVOS
1 - Favorecer a adaptação da criança ao meio ambiente com a ajuda da mãe e/ou outros membros da família nos exercícios, contribuindo para o seu desenvolvimento psicomotor.
2 - Possibilita maior relacionamento entre os membros da família por meio do movimento físico.
3 - Dar oportunidade aos membros da família de se formarem elementos ativos dentro do programa de Educação Física e simultaneamente da escola.

LOCAIS:
 O lado bom desse tipo de atividade é que pode ser praticado em qualquer local, tanto externo, quanto interno e qualquer tipo de equipamento pode se transformar em material pedagógico. 
 
ONDE UTILIZAR?

A matroginástica pode ser aplicada em ocasiões especiais, como: dia das mães, atividade de início ou término de ano letivo, datas comemorativas, último dia de uma colônia de férias etc.

MATERIAIS ESSENCIAIS

A matroginástica pode ser realizada com ou sem materiais, porém, alguns são imprescindíveis para a sua realização:
- Palco ou Tablado
- Equipamento de som completo (caixa de som, toca - CD, microfone).
- Repertorio de músicas previamente selecionadas. 

MATROGINÁSTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS

Além dos materiais citados acima, podem-se utilizar outros, tais como: Bexiga, Jornais, Bastões, Cordas e Instrumentos de percussão.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário